sexta-feira, 19 de julho de 2013

Salvador fará testes com ônibus elétricos da China em setembro, diz secretário

Ônibus elétricos serão testados em Salvador no mês de setembro. A informação foi confirmada nesta quinta (18) pelo secretário muncipal da cidade sustentável, Ivanilson Gomes, durante o IV Fórum da Ademi. Segundo ele, a medida visa oferecer um caráter sustentável do sistema de transporte da capital baiana.

ônibus elétrico Distrito Federal

“O modelo nos foi apresentado por empresas da China que possuem esse  tipo de veículo. Os dois ônibus chegam aqui em setembro e vamos testar em algumas linhas de Salvador”, explica.
Para o secretário, é possível que seja incluída na licitação de transporte público de Salvador, que deve ter o editar lançado ainda este ano, um incentivo para os empresários que incluírem na sua frota ônibus elétricos. “São ônibus que abrem dos dois lados, o que permitirá maior agilidade no fluxo de passageiros”, destaca.
Gomes argumenta que os ônibus elétricos custam mais caros do que os convencionais, que custam, em média, R$ 500 mil. “O valor a mais varia em uns 20% do preço do veículo convencional. A diferença é que esses veículos quase não poluem o ambiente, não fazem barulho e ainda têm ar condicionado”, explica.
Ângelo Consoli, membro da Sociedade Europeia da Terceira Revolução Industrial, que palestrou no fórum, indica que o uso sustentável do transporte público é um dos pilares do desenvolvimentos das cidades sustentáveis. “Não se pode adensar pessoas em uma área sem pensar na sua mobilidade pelo transporte público de qualidade”.

Jorge Gauthier

Nenhum comentário:

Postar um comentário