quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia - APROGEO/BA

Prezados,

No dia 07/02/2012, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-BA, foi fundada a Associação Profissional de Geógrafos da Bahia.

A assembleia de fundação da Associação foi considerada um passo importante para a atuação dos Geógrafos no mercado de trabalho e no exercício de seus direitos e deveres junto ao CREA-BA.

No dia da Fundação da APROGEO-BA, foram aprovados também o Estatuto da Associação (disponível nesse blog e no site da associação) e a Direção executiva (Gestão 2012/2014) composta pelos seguintes membros:


DANIEL DE ALBUQUERQUE RIBEIRO

Presidente

LUCIANA SANTIAGO ROCHA

Vice- Presidente


ADRIANO CASSIANO DOS SANTOS

Primeiro Secretário Geral

ELIZABETH SEYDEL

Segundo Secretário Geral


AUGUSTO COPQUE

Primeiro Tesoureiro Geral

ANGÉLICA MANINA DE M. C. NETA

Segunda Tesoureira Geral


RICARDO ACÁCIO

Diretor de Projetos


ELICELMA CARVALHO

Coordenadora de Relações Externas e Comunicação

JACKSON ANDRADE

Coordenador de Relações Externas e Comunicação



Profissional com oportunidades em vários setores

pag47 1 29 de Maio: Dia do Geógrafo


Basta dar uma olhada em manchetes recentes veiculadas pela mídia: o novo Código Florestal, a usina de Belo Monte, as tragédias na região serrana fluminense e no Japão, a proposta de divisão do Pará, o Pré-Sal. Nos mais variados temas da atualidade, sempre existem, de alguma forma, oportunidades para a atuação do geógrafo. E, quem diria, até mesmo no recente casamento real britânico, um geógrafo estava presente: o noivo!

A geografia é uma das mais antigas áreas de conhecimento da humanidade. Já na Grécia Antiga, Estrabão descreveu os povos e locais visitados em suas viagens. Após a Antiguidade Clássica, um novo impulso aos estudos geográficos se daria com as grandes navegações, iniciadas pelos portugueses no século XV, período de enorme desenvolvimento da cartografia. Nos séculos seguintes, a geografia consolidou-se como disciplina científica.

Conhecimento e Mercado de Trabalho

Privilegiado pela formação generalista, o geógrafo construiu seu campo de trabalho na integração do conhecimento científico de diversas áreas, atuando de forma transversal na resolução de problemas interdisciplinares, compondo ou liderando grupos multidisciplinares sem, contudo, deixar de se aprimorar em ramos específicos da geografia.

Tradicionalmente, os geógrafos se engajaram nas atividades acadêmicas, no planejamento regional e na produção cartográfica. Mais recentemente, passaram a atuar com geoprocessamento, análise e consultoria espacial, gestão territorial, estudos socioeconômicos, ambientais e tantas outras atividades de pesquisa e planejamento, principalmente aquelas relacionadas ao meio ambiente e ao urbanismo.

Exemplo de um novo ramo em que o geógrafo tem atuado é o geomarketing, contribuindo nos estudos para alocação e planejamento de grandes e pequenas redes de comércio e serviços. Geografia médica ou da saúde, óleo & gás, obras do metrô e do Rodoanel, resíduos sólidos, saneamento, energia, regularização fundiária, telefonia móvel, programas de cultura e de educação ambiental, entre outras, também são áreas em que você certamente vai se deparar com algum geógrafo atuando.

Assim, podemos encontrar geógrafos tanto em órgãos públicos, elaborando o plano diretor de um município, quanto em empresas privadas ou estatais, desenvolvendo estudos ambientais para a implantação de um novo empreendimento. Também é crescente o número desses profissionais atuando em institutos de pesquisa e em organizações não-governamentais, além daqueles que prestam consultoria como profissionais liberais ou oferecem serviços como pequenos empresários.

Num momento em que os problemas ambientais e seus reflexos na sociedade e na economia, no meio rural e urbano, ganham uma importância inédita, os geógrafos estão capacitados para elaborar propostas nas áreas de desenvolvimento sustentável e de gestão urbana e agrária.

Isso ocorre porque a formação do bacharel em geografia é permeada por temas que transitam entre as questões sociais e as do meio físico, de modo a estabelecer conexões e buscar desvendar a relação entre o ser humano e o ambiente, no tempo e no espaço, no território. Nesta relação, o geógrafo é capaz de descrever, diagnosticar e elaborar prognósticos a respeito das questões econômicas e políticas nas escalas locais, nacionais, regionais e globais, assim como é capaz de analisar, da mesma forma, os outros fatores. Neste quesito, destaca-se como um profissional diferenciado, pronto para transitar entre temas e escalas variadas, pertinentes aos meio urbano e rural e, sobretudo, entre temas atuais; atuando de forma a promover um ambiente equilibrado e socialmente justo.

Regulamentação da Profissão

No Brasil, o dia do geógrafo é comemorado em 29 de maio. Não por acaso, nesta data também é celebrada a fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criado em 1936, mas cujas origens remontam a 1871. Legalmente, o geógrafo brasileiro é o profissional bacharel em geografia, habilitado através da Lei 6.664/79 (regulamentada pelo Decreto 85.138/80 e alterada pela Lei 7.399/85, com regulamentação dada pelo Decreto 92.290/86) e devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

A partir da reformulação do sistema Confea/Crea, em 1966, as profissões que compunham o Conselho foram, uma a uma, regulamentadas. Em 1979 foi a vez dos geógrafos. Desde então, constantemente são discutidas suas competências legais, como por ocasião dos debates que culminaram na Resolução 1.010/2005, instrumento que revisou as atribuições de todas as categorias profissionais representadas pelo sistema Confea/Crea.

Associações Profissionais

A necessidade de legitimar e garantir o exercício profissional das atividades previstas na regulamentação da categoria gerou, a partir dos anos 1990, diversos movimentos em defesa dos direitos dos geógrafos em todo o Brasil. Como resultado, foram criadas associações profissionais de geógrafos em várias unidades da federação. Tais associações procuram ampliar a discussão acerca da atuação do geógrafo no mercado de trabalho. Também buscam aumentar a representatividade da categoria nos Creas e defender a participação em concursos públicos, em cargos cujas atribuições sejam correlatas às do geógrafo. A capacitação e a requalificação profissional de seus associados são outros exemplos de atividades promovidas pelas associações profissionais de geógrafos.

Com este artigo esperamos que, além de celebrar o dia do geógrafo, tenhamos contribuído para uma melhor compreensão sobre como e onde o geógrafo pode atuar. Destacamos suas habilidades como profissional atualizado e capacitado nas questões da sociedade moderna, principalmente na defesa do equilíbrio ambiental e do uso racional dos recursos naturais, além da elaboração de estudos, planos e projetos socialmente mais justos e equitativos.

A Diretoria da Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP) parabeniza a todos os geógrafos!

Fonte: http://mundogeo.com/blog/2011/06/09/29-de-maio-dia-do-geografo-2/

A Diretoria da Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (APROGEO-BA), aguarda a sua contribuição e apoio!

Saudações Geográficas

Um comentário:

  1. Tudo muito bonito, pena que existe essa dicotomia entre o bacharel e o licenciado, algo que, enfraquece a categoria como um todo, sou apaixonado pela geografia, mas desisti de cursar devido a isso, uma vez que vejo poucos concurso existentes para a área e, vou mais além, cursos novos como Engenharia Ambiental"... Vem tomando o espaço que era e deveria ser do geógrafo. A geografia só vai ser grande quando esse corporativismo acabar.
    AH! FIZ GEOGRAFIA NA UNEB ( CURSO FANTÁSTICO) POR 2 ANOS ...
    ABRAÇO A TODOS OS GEÓGRAFOS!

    ResponderExcluir