segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Geógrafos buscam reconhecimento e organização por meio da Aprogeo

Entidade foi fundada no dia 07 de janeiro e conta com o apoio do Crea-BA

Nadja Pacheco



Foi fundada no dia 07 de fevereiro, durante uma assembleia realizada na sede do Crea-BA, a Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo). A entidade surge com a função de ampliar o reconhecimento do geógrafo, que no caso da Bahia tem suas atribuições desconhecidas principalmente pelos órgãos de planejamento, bem como de organizar a categoria. Desde 2010 que um grupo vem buscando a viabilização da associação.

De acordo com assessor de relações institucionais do Crea-BA, José Augusto Queiroz, é uma das premissas da nova gestão do Conselho fomentar e apoiar a organização profissional. “Percebemos problemas na questão dos registros, onde verificamos que os licenciados não têm a obrigação do registro, diferente dos bacharelados. Os profissionais estavam desorganizados, então o Conselho tem sido fundamental nesta organização”, revela. Ele ainda destacou a possibilidade de os geógrafos se inserirem a Câmara Especializada de Agrimensura, que momentaneamente está integrada a de Engenharia Civil.

Geografia no Brasil - Além de criar a entidade, a Assembleia também aprovou o estatuto e elegeu a diretoria (ver nomes abaixo). Assumindo o cargo de presidente da Aprogeo, o geógrafo Daniel Albuquerque Ribeiro, afirmou que o panorama atual da Geografia no Brasil e no mundo é interessante. “Se tomarmos os países da Europa, ou o Canadá, Estados Unidos e até mesmo os nossos vizinhos latino americanos oferecem um mercado de trabalho mais interessante para a profissão”, avalia, destacando que no País, os estados onde existe a Aprogeo, o mercado de trabalho está em ascendência, como por exemplo, em São Paulo.

Ribeiro destaca que a Aprogeo tem sido fundamental para ampliar as áreas de atuação. “Os geógrafos estão cada vez mais presentes em diversos setores como o geomarketing, geografia médica ou da saúde, resíduos sólidos, regularização fundiária, energia, telefonia móvel e em diversos planos de obras”, coloca.

Na Bahia, o presidente informa que os geógrafos estão atuando em áreas mais tradicionais como na realização de estudos geomorfológicos, planejamento urbano e territorial, gestão de bacias hidrográficas, estudos sobre região, participação em equipes que elaboram EIA/RIMA e no geoprocessamento. “Por outro lado, observamos que o desconhecimento sobre as potencialidades do geógrafo ainda é latente. As pessoas estão muito limitadas ao pensar que o Geógrafo só faz mapas ou que a geografia se resume a Milton Santos”, destaca, acrescentando que nomes como Aziz Ab’Saber, Berta Becker, Pedro Vasconcelos, Sylvio Bandeira entre outros.

Propostas – A articulação dos geógrafos no Estado é a principal proposta de trabalho da Aprogeo. Segundo Daniel Ribeiro, a entidade já possui um cadastro de 200 membros e pretende, com a ajuda do site e blog, chamar a atenção dos profissionais e associá-los. Outro ponto defendido pelo presidente é o estreitamento de laços com outras Aprogeos, através de encontros regionais e nacionais, e fortalecer a formação profissional por meio de cursos de aperfeiçoamento.

Ribeiro reitera a necessidade de fazer com que os geógrafos sejam mais conhecidos e reconhecidos nas instituições. Segundo ele, na Conder, que trabalha com planejamento urbano, tem poucos profissionais e estes não recebem o piso salarial (nove salários mínimos). “Não queremos tomar o mercado de trabalho de ninguém, só queremos firmar o nosso”, frisa, enaltecendo a preocupação do Crea e de entidades como a Associação dos Engenheiros Agrimensores da Bahia (Aseab) Associação Baiana dos Geólogos com a causa. 
“O apoio do Crea tem sido fundamental para conseguirmos chegar até aqui. Em uma conversa com o novo presidente, Marco Amigo, ficamos felizes com o acolhimento e a simpatia, não só dele como de sua equipe. Esperamos estabelecer boas relações durante esses dois anos de gestão para não só sermos apoiados, como também contribuir com o que nos for possível”, reitera.

A Aprogeo ainda não dispõe de sede própria. As reuniões estão sendo realizadas em salas de universidades como Ufba e Ucsal e até nas residências de membros da diretoria. O próximo encontro da entidade será realizado em maio, durante as comemorações do Dia do Geógrafo (29/05). 

Todas as informações necessárias para o profissional se associar estão disponíveis no site: www.wix.com/aprogeo/ba.

Diretoria

Presidente: Daniel de Albuquerque Ribeiro
Vice – Presidente: Luciana Santiago Rocha
1º Secretário Geral: Adriano Cassiano dos Santos
2º Secretário Geral: Carmo Elizabeth L. S. Seydel
1º Tesoureiro Geral: Augusto Copque
2º Tesoureiro Geral: Angélica Manina
Diretor de projetos: Ricardo Acácio
Coordenadores de Relações Externas e Comunicação: Elicelma Carvalho dos Santos e José Jackson de Souza Andrade.
Conselho Fiscal: Ademário Dias, Marco Antonio Tomasoni, Dante Severo Giudice e Érika do Carmo Cerqueira
Conselho Administrativo: Dária Cardoso, Ivana Silva de Jesus, Ricardo Machado, Danilo Santos e Veridiano Ramos Ribeiro

Fonte: Ascom Crea-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário