quarta-feira, 7 de agosto de 2013

VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG)

Associação dos Geógrafos Brasileiros


A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos

6 a 12 de julho de 2014 – Vitória/ES

Primeira Circular
O Congresso Brasileiro de Geógrafos – CBG, maior evento da Geografia brasileira, realiza-se a cada 10 anos desde 1954, reunindo geógrafos (estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia) de todo Brasil para debater os rumos da Geografia brasileira e da AGB. Em sua VII edição, a se realizar em Vitória/ES entre 6 e 12 de julho de 2014, no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES), Av. Fernando Ferrari, No 514, Goiabeiras, Vitória/ES. O CBG terá como tema “A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos”.
No momento histórico que o país atravessa, com grandes manifestações populares que colocam em questão o modelo de desenvolvimento brasileiro, a AGB se soma aos que, nas ruas, nas salas de aula, no seu cotidiano buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária. Neste sentido, vislumbramos o VII CBG como um processo que abrange temporalidades (i) de balanço dos últimos 10 anos (da entidade, da sociedade e da geografia brasileira), (ii) de projeção de 10 anos para o futuro, e (iii) de um ano e meio de organização do evento. Nesta perspectiva estamos solicitando à comunidade geográfica contribuições para a construção do CBG em torno de três eixos: 1) A AGB e a Sociedade; 2) A AGB e sua institucionalidade; 3) A AGB e a Geografia brasileira.
Para isto, estamos propondo um CBG com as seguintes atividades: 
EDPs – Espaços de Diálogos e Práticas
GTs – Grupos de Trabalhos
ESC – Espaços de socialização de coletivos
TCs – Trabalhos de Campo
MRs – Mesas Redondas
Atividades Culturais
Manifestação
Plenárias Políticas
Plenária Final
Assembleia das Locais
Diálogo de Abertura
Estas atividades estarão dispostas da seguinte forma na programação do Congresso:
 
 * Nestes dias às 17h serão realizados os jogos semifinais da Copa do Mundo.
A construção coletiva do CBG, iniciada na Plenária Final do XVII ENG em Belo Horizonte e aprofundada nas Reuniões de Gestão Coletiva ao longo do último ano, seguirá o seguinte calendário: 
Prazo para envio de Resumos para os EDPs– 07/03/2014
Prazo para envio dos Trabalhos Completos para os EDPs – 05/05/2014
Prazo para Envio de Propostas de ESCs, TCs e GTs – 04/04/2014
Com essa 1ª Circular convidamos a comunidade geográfica a se inserir, através de suas Seções Locais, no processo de construção do VII CBG.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva Nacional – 2012/2014
Fonte: agb.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário