quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Novas áreas de desmatamento são detectadas na Amazônia

Por Alexandre Scussel | 15h38, 30 de Novembro de 2011
As áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia somaram 385,56 km² em outubro, conforme os dados registrados pelo Deter, o sistema de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No mapa abaixo os pontos amarelos mostram a localização dos alertas emitidos pelo Deter. Em rosa, os locais não monitorados devido à cobertura de nuvens, que correspondeu a 17% em outubro.

Deter outubro Novas áreas de desmatamento são detectadas na Amazônia

Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o Inpe não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema.

DETER

Os alertas produzidos pelo Deter servem para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta. Embora os dados sejam divulgados em relatórios mensais ou bimestrais, os resultados do Deter são enviados quase que diariamente ao Ibama.

O sistema utiliza imagens do sensor Modis do satélite Terra, com resolução espacial de 250 metros, que possibilitam detectar polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares. Nem todos os desmatamentos são identificados devido à eventual cobertura de nuvens. A cada divulgação sobre o sistema de alerta DETER, o Inpe apresenta também um relatório de avaliação amostral dos dados, que pode ser acessado aqui.

Fonte: www.mundogeo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário