terça-feira, 22 de março de 2011

HISTÓRICO DO MOVIMENTO PRÓ APROGEO-BA Ano 2010



Já faz algum tempo que muitos colegas geógrafos, em conversas informais, falam a respeito da importância de se organizar uma categoria profissional na Bahia para que a mesma possa atuar de forma mais presente na sociedade, cobrando os direitos da classe que, muitas vezes são esquecidos, e lutar por novas conquistas.
Sabe-se que algumas tentativas de se iniciar algo do gênero ocorreram, porém, não vingaram e não nos cabe aqui pensar o motivo pelo qual a geografia baiana encontra-se em tal panorama, o objetivo dessa carta de apresentação é fugir dos debates exaustivos e que não tem nos levado a lugar a algum e fazer uma proposta mais prática, tendo em vista que existem interesses em comum para todos os Geógrafos do estado!
O desejo de formar a APROGEO-BA foi retomado por um grupo de Geógrafos recém-formados que após o Seminário de Sensoriamento Remoto ocorrido no dia 27 de agosto de 2010 na UFBA, juntamente com outros colegas e estudantes realizaram a primeira reunião com o intuito de conhecer, discutir e estabelecer ações para a criação da associação. 

A segunda reunião ocorreu após outro evento: o Workshop de Atualização em Agrimensura e Cartografia, no dia 20 de setembro de 2010. Nesta foi definido que a fim de uma padronização com as outras associações de Geógrafos no Brasil, o nome da entidade baiana seria ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS GEÓGRAFOS DA BAHIA, sigla APROGEO-BA e organizou-se uma comissão para participar de uma reunião no CREA/BA, bem como, os pontos a serem tratados na nesta.

Reunião no CREA/BA
No dia 20 de setembro de 2010 às 18hs, ocorreu uma reunião no CREA-BA com a participação de duas representantes da Geografia, do senhor José Augusto (assessor da presidência e responsável pelas relações institucionais do CREA) e do senhor Joseval Carqueja (Conselheiro da Câmara de Agrimensura). O seu objetivo foi obtermos esclarecimentos para o registro da APROGEO-BA junto ao CREA.
Por meio dessa obtivemos alguns orientações do senhor José Augusto que, gentilmente, disponibilizou a lista dos geógrafos com registro nesse conselho para que os mesmos fossem contactados.
A terceira reunião ocorreu no dia 26/10/2010 no IGEO-UFBA, tendo cinco participantes e como pauta:
* Lista cedida pelo CREA com os geógrafos da Bahia inscritos no conselho
* Articulação junto ao CREA-BA
* Respostas dos contatos com as APROGEOs do Brasil
* Discussão do estatuto
* Organização e criação de comissões

A quarta reunião ocorreu no dia 12/11/2010 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UCSal com quatro participantes e os seguintes pontos de discussão:
* Criação das comissões de Comunicação, Estatuto e Eventos
* Definição das ações destas comissões
* Organização de um cronograma de atividades  

A quinta reunião ocorreu no dia 23/11/2010 na casa de Augusto tendo dois participantes presentes.
Dessa forma foi feita uma avaliação do processo de construção da APROGEO-BA até aquele momento e foi marcada uma próxima reunião

A sexta reunião ocorreu no dia 01/12/2010 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UCSal, com cinco participantes presentes tendo como pauta:
* Avaliar o andamento das comissões
* Definir novas ações para as comissões
* Discutir o estatuto
* O que ocorrer

A sétima e última reunião do ano de 2010, ocorreu 15/12/2010 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UCSal, com a presença de 09 participantes, como a seguinte pauta:
* Avaliar o andamento das comissões
* Definir novas ações para as comissões
* Definir ações para contato com os geógrafos do CREA/BA
* Discutir os estatutos das APROGEOs SP, SC, CE e MG

Assim, em um período de 04 meses (durante a ano de 2010) foram feitas 07 reuniões tendo como principais avanços:
  • A aquisição de uma lista do CREA com o contato de todos os Geógrafos inscritos no conselho.
  • A criação de comissões com o objetivo de promover a comunicação e divulgação, organização de eventos e a criação do estatuto.
  • A criação de uma lista de discussão e de um blog para a divulgação das ideias e o estabelecimento dos contatos e da comunicação.
  • A elaboração de uma carta convite com o intuito de convocar os Geógrafos baianos a participarem do movimento pró APROGEO-BA.
  • O debate e leitura dos estatutos de outras APROGEOs, objetivando amadurecer a criação do nosso estatuto.
  • O estabelecimento de contatos com outras entidades obtendo apoio e incentivo por meio das mesmas.
  • Uma periodicidade regular das reuniões, tendo boa parte dos membros do atual movimento presentes em praticamente todas as reuniões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário